Sob o Sol de Cortona


Um dos filmes que eu mais gosto é Sob o Sol da Toscana, ou Under the Tuscan Sun de Audrey Wells.  Quanta gente que passou por um divórcio já pensou em se refugiar na Villa Bramasole?  E quem nunca se divorciou também.  Que sonho poder dar uma guinada na vida, e num lugar maravilhoso.  Pois o lugar maravilhoso tem nome: Cortona.  Essa é a cidade na região de Arezzo na Itália onde foram feitas as filmagens.

Para entender todas as nuances da arquitetura da cidade, é preciso saber um pouco da sua história.  Cortona é uma cidade de origem etrusca, situada nas colinas da Toscana e a 100Km de Florença.Mais tarde passou para o domínio Romano e depois pelos Godos.  Durante o século 14, a família Casali teve grande domínio na cidade tanto nas leis como no comércio.  Em 1409 a cidade foi conquistada por Ladislao, Rei de Nápoles.  Isso mudou o rumo da cidade porque ele a cedeu para Florença.  Por causa disso, toda a cultura Renascentista que a Casa dos Médici promoveram teve enorme influência também em Cortona.  Os arquitetos Jannelle e Laparelli, o astrônomo Moretti, e os pintores Luca Signorelli e Pietro di Cortona nasceram aqui.

A melhor maneira de conhecer Cortona é fazer como a Frances do filme:  sair caminhando e se deixar levar pelo encanto que esse lugar desperta.  Mas vou pontuar alguns lugares de interesse:

  • Piazza della Republica: comece por aqui e volte para cá sempre que quiser um café ou um gellatto.

 

  • Basílica de Santa Marguerita: construída no mesmo lugar onde a própria Santa Marguerita di Cordona, a padroeira da cidade, havia construído um oratório dedicado a São Basílio.  Os restos mortais da Santa estão lá.  É preciso fazer um pequeno exercício para se chegar mas vale a pena.

 

  • Eremo Franciscano Le Celle : antigo convento que abrigou São Francisco de Assis. Pode-se visitar sua cela.  Fica a uns 3 Km de Cortona e só posso dizer que é um lugar de Paz e Bem.

 

  • Museu del’Accademia Etrusca : fica no Palazzo Casalli, tem um acervo bem interessante do período pré-romano.  Também com objetos romanos e medievais.

 

  • Museu Diocesano : este é imperdível! Se tiver que escolher apenas um lugar para ir, vá nesse.  Fica na Praça do Duomo e guarda tesouros como a Anunciação di Cortona de Fra Angelico ,  Comunhão dos Apóstolos de Luca Signorelli e o Crucifixo de Cortona de Pietro Lorenzetti. *

 

  • Duomo: a Catedral dedicada à Virgem Maria foi construída onde ficava um templo romano.  É linda e vale a pena.

 

  • Bramasole : deixei esse por último para voltarmos ao assunto do post. Lembram da casa que ela comprou, reformou e lá ficou? Lá está a casa…bem arrumada e sem nenhum vestígio de escorpião.

 

Eu acho bem desnecessário num lugar como esse recomendar onde comer porque honestamente, tudo é bom.  Entre em qualquer lugar que estiver passando na hora em que a fome falar mais alto e ficará feliz.  Mas vou dar 2 lugares que foram “estupendos”:

  • La Buccaccia na Via Ghibellina 17.
  • Obteria Del Teatro na Via Maffei 2.

Para se hospedar eu indico:

Hotel San Luca Cortona

Il Falconiere Relais & Chateaux

Para matar as saudades de Sob o Sol da Toscana clic no trailer abaixo e divirta-se.

http://ilovefilmesonline.com/2013/12/sob-o-sol-da-toscana-legendado.html

*Coloquei propositadamente em negrito essa parte porque para mim, foi o melhor.

2 comentários sobre “Sob o Sol de Cortona

Deixe um comentário